Toda a conferência vale a pena ver (exceptuando o primeiro minuto que é uma piada falhada). Quero no entanto chamar a atenção para a questão dos telemóveis. Segundo Leadbeater para chegar ao maior número de pessoas, especialmente em África, Índia, Sudeste Asiático e América do Sul, o telemóvel deve ser a plataforma de eleição para as novas ferramentas de aprendizagem. Please enjoy!
Monthly Archives: January 2012
Reinventando a educação
Esta iniciativa do Khan Academy permite-nos ver a mudança do paradigma da educação. Deixo-vos com educação livre no mundo inteiro para qualquer um e em qualquer lugar.
Aprendendo com um movimento de pés desclaços
Extraordinário.
“Em Rajasthan, na Índia, uma escola extraordinária ensina mulheres e homens do meio rural – muitos deles analfabetos – a tornarem-se engenheiros solares, artesãos, dentistas e médicos nas suas próprias aldeias. Chama-se Universidade dos Pés-Descalços, e o seu fundador, Bunker Roy, explica como funciona.”
E tu o que é que vais fazer a seguir?
Há dois anos que visito Brockwood, uma das escolas fundadas por Krishnamurti. Este ano participei na Teaching Academy onde ao longo de uma semana somos convidados a reinventar a escola. O espaço é propício à reflexão e o Verão inglês não é nem quente nem demasiado frio. Nesse cenário é fácil meditar sobre questões como: Precisa um professor de saber a sua matéria antes de a ensinar? O que os alunos estão a aprender é aquilo que os professores julgam que estão a ensinar? Conseguimos observar o aluno sem juízo? Porque é que numa sala de aula fazemos preguntas para as quais já sabemos as respostas? É mesmo preciso ter muito dinheiro para se conseguir ter uma escola? Como é que se mede o sucesso da educação?
Contou-me um dos professores da escola que conheceu pessoalmente o Krishnamurti, que a certa altura, quando a escola se preparava para receber os alunos para um novo ano lectivo Krishnamurti perguntou: “Como iriam eles receber os alunos nesse ano?”. A cada resposta que os professores e pessoal davam K objectava e mostrava como essa resposta não era satisfatória. Ao fim de quatro horas de respostas sempre insatisfatórias, os professores e o pessoal renderam-se e disseram “Não sabemos, nós não sabemos como vamos receber os alunos!” A face de K iluminou-se e disse “É isso! É assim que vocês vão receber os alunos!”
Sei de muita gente que sai daquela semana de Brockwood sem saber o que vai fazer a seguir, mas com a confiança de que aquilo que fizerem com os seus alunos, seja em que parte do mundo estiverem será a melhor coisa possível na circunstância e na altura em que a fizerem.
Os alunos precisam de professores?
“Todo o professor que pode ser substituído por uma máquina, deve ser.” Sir Arthur C. Clarke