Mudar os Paradigmas da Educação

Pt – Es – Ing

Desde sempre que ouço falar de educação. Em pequena a escola era um símbolo de lugar para obtenção de uma maior literacia. E confesso que acreditei nisso durante muito tempo. Talvez também porque na minha educação os meus pais deixaram grande parte desse papel à escola. Era aí que existia alguém para me transmitir “conhecimentos” de história, geografia, português, matemática, moral,… Em casa teria de repetir tal e qual estava nos livros de aprendizagem o que me era “ensinado” na dita escola. Mais uma vez estava convicta que esse era um lugar que me preparava para o “futuro” e me permitiria “ir mais além”. A escola era um espaço formal, onde cada dia que passava tinha de demonstrar ter aprendido as competências do dia anterior e assim sucessivamente.

Não há tantos anos como gostaria, dei-me conta que a escola, a forma de aprendizagem e todo o sistema social envolvente tinha um fim capitalista, não era um espaço de liberdade interna e fazia todo o sentido compreender que o local onde o ser humano passa mais tempo da sua vida jovem é também um dos responsáveis por uma série de tragédias que vivemos diariamente individualmente e em grupo. E desde então não quis olhar para a educação sob o olhar da critica mas antes ter um papel activo nessa mudança, passando a observar que todos somos agentes de educação com uma enorme responsabilidade pelos lugares onde colocamos os nossos filhos e todas as demais crianças para supostamente “aprender”. Resta saber o quê? e Como? Ter um papel activo de observar diversos métodos de ensino, observar o ser humano enquanto indivíduo isolado e enquanto indivíduo inserido num grupo e estar activamente nesse processo.
Nesse sentido deixo aqui uma pequena contribuição daquilo em que também acredito que têm sido as escolas enquanto estabelecimentos de ensino.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *