Educação na enciclopédia

Há coisas que já sabemos mas que precisamos de ver escritas preto no branco para nos tornarmos conscientes delas. Há dois anos quando participei pela primeira vez no Teachers Academy em Brockwood entrei em contacto com a ideia de que a escola americana, e em geral a escola ocidental servia primariamente para passar a cultura vigente às gerações mais novas – por cultura entenda-se as fobias, medo do falhanço e os desejos, sucesso a todo o custo.

Agora, no âmbito do estudo que venho a fazer, estive a ler o enorme dossier sobre educação, incluindo história da educação na Enciclopédia Britânica online. É muito interessante ver como em todas as culturas e em todas as épocas as funções das escolas, mestres, sacerdotes e todo os educadores eram exactamente as mesmas. Sempre se pretendeu fazer dos  mais novos cópias daquilo que somos (ou melhor daquilo que pensamos que somos).

É importante ver que não estamos a falar de cultura como a que se encontra num museu ou centro cultural, mas sim  de comportamentos que nos fazem pertencer ao grupo, por abstracta que essa definição seja. A função das escolas ao longo dos tempos tem sido passar-nos os medos e os desejos dos nossos pais. Creio ser esta a principal razão porque tantos falham na matemática.

E vocês o que acham?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *