Escola Silenciosa

Em Vila das Aves a apenas 37 kms do Porto surgiu há mais de 35 anos atrás a Escola da  Ponte (designação como é mais conhecida). Trata-se de uma instituição pública com alunos do 1º, 2º e 3º ciclo.

“A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Não há salas de aula mas sim espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Essa subdivisão foi substituída, com vantagens, pelo trabalho em grupo heterogéneo de alunos. Do mesmo modo, não há um professor encarregado de uma turma ou orientador de um grupo; em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.

A escola está organizada por 3 núcleos: Iniciação, Consolidação, Aprofundamento.

Visitei esta escola várias vezes, na segunda vez que lá fui levei comigo uma professora do 2º ciclo. Ao aproximarmo-nos da escola fisícamente não atraente, parecida com tantas outras escolas do país, a professora exclamou “Não se houve nada” e ao longo do tempo que lá estivemos, um dia inteiro, o som não variou. As crianças não gritam e brincam energéticamente como todas as outras. Lembro-me muito bem do espanto daquela professora a visitar uma escola pacífica e silenciosa.

Um vídeo da Escola da Ponte sobre a Escola da Ponte.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *